top of page

História

6º ano

Habilidades BNCC

Sugestões de integração

(EF06HI05) Descrever modificações da natureza e da paisagem realizadas por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos indígenas originários e povos africanos, e discutir a natureza e a lógica das transformações ocorridas.

Explorar quais foram/são as consequências dessas modificações para os ecossistemas locais e globais, identificando as modificações realizadas por diferentes sociedades e analisando quais grupos sociais e/ou períodos históricos se destacam com maiores e menores impactos ao meio ambiente, promovendo reflexões sobre como as características da sociedade estão relacionadas à proteção ambiental. 

(EF06HI06) Identificar geograficamente as rotas de povoamento no território americano.

Analisar como as características do ambiente natural influenciaram as comunidades da antiguidade na seleção de locais para assentamentos permanentes ou temporários, destacando como essa relação continua influenciando o desenvolvimento das cidades atualmente. 

(EF06HI08) Identificar os espaços territoriais ocupados e os aportes culturais, científicos, sociais e econômicos dos astecas, maias e incas e dos povos indígenas de diversas regiões brasileiras. 

Explorar as relações desses povos com a natureza, destacando suas práticas que evidenciam uma grande preocupação ambiental. Analisar como essas civilizações desenvolveram técnicas e conhecimentos adaptativos para interagir de forma sustentável com o meio ambiente, promovendo a conservação dos recursos naturais e a preservação da biodiversidade.

(EF06HI09) Discutir o conceito de Antiguidade Clássica, seu alcance e limite na tradição ocidental, assim como os impactos sobre outras sociedades e culturas. 

Discutir como o destaque à Antiguidade Clássica reflete a visão eurocêntrica, limitando o reconhecimento e a valorização de outras culturas antigas e seus legados históricos. Destacar como essa narrativa histórica dominante influenciou a compreensão do passado e as relações interculturais, incentivando uma reflexão crítica sobre a diversidade cultural e a necessidade de uma abordagem mais inclusiva e plural na análise histórica.

(EF06HI10) Explicar a formação da Grécia Antiga, com ênfase na formação da pólis e nas transformações políticas, sociais e culturais. 

Enfatizar a importância da "criação" da democracia grega e suas implicações para as sociedades atuais, especialmente no contexto das pautas socioambientais. Discutir os problemas da democracia na Grécia Antiga e relacioná-los aos desafios enfrentados pela democracia contemporânea. Incentivar uma reflexão crítica sobre as limitações e contradições da democracia tanto no passado quanto no presente destacando essa influencia política nas questões socioambientais.

(EF06HI11) Caracterizar o processo de formação da Roma Antiga e suas configurações sociais e políticas nos períodos monárquico e republicano. 

Destacar a ideia de reforma agrária iniciada em Roma e analisar seus pontos positivos e negativos para a sociedade romana da época. Relacionar essas discussões com as propostas de reforma agrária atuais, especialmente no contexto brasileiro, e discutir sua importância política, social e ambiental. Incentivar uma reflexão crítica sobre as políticas de redistribuição de terras, destacando seus impactos na estrutura social, econômica e ambiental, e promovendo o debate sobre alternativas para garantir a justiça social e a sustentabilidade ambiental. 

(EF06HI12) Associar o conceito de cidadania a dinâmicas de inclusão e exclusão na Grécia e Roma antigas. 

Analisar as formas de participação política e os direitos civis nas sociedades antigas em contraste com as noções contemporâneas de cidadania. Promover reflexões sobre as desigualdades sociais na Grécia e em Roma e sua relação com a distribuição de direitos e privilégios. Fomentar o debate sobre as semelhanças e diferenças entre os contextos históricos e contemporâneos, incentivando os alunos a refletir sobre os desafios atuais para a construção de uma cidadania plena e igualitária. 

(EF06HI15) Descrever as dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo e seu significado.

Explorar a influência das rotas comerciais antigas no intercâmbio de recursos naturais, produtos e conhecimentos entre diferentes regiões. Discutir os impactos ambientais dessas atividades, como o desmatamento, a introdução de espécies invasoras e a degradação dos ecossistemas, e compara-los aos contextos atuais.

(EF06HI16) Caracterizar e comparar as dinâmicas de abastecimento e as formas de organização do trabalho e da vida social em diferentes sociedades e períodos, com destaque para as relações entre senhores e servos. 

Investigar as práticas agrícolas, de extração de recursos naturais e de produção de alimentos em sociedades antigas e medievais e discutir como essas atividades influenciaram o meio ambiente, promovendo reflexões sobre alternativas mais sustentáveis de produção e consumo.

(EF06HI16) Caracterizar e comparar as dinâmicas de abastecimento e as formas de organização do trabalho e da vida social em diferentes sociedades e períodos, com destaque para as relações entre senhores e servos.

(EF06HI17) Diferenciar escravidão, servidão e trabalho livre no mundo antigo. 

Discutir as condições de vida e trabalho da antiguidade e propor a comparação com as condições atuais e explorar as relações entre as classes sociais discutindo os aspectos que evoluíram, se mantiveram ou regrediram ao longo do tempo. Promover uma reflexão crítica sobre a relação entre trabalho e qualidade de vida, incentivando os alunos a analisar como esses aspectos influenciam as sociedades antigas e contemporâneas.

(EF06HI18) Analisar o papel da religião cristã na cultura e nos modos de organização social no período medieval. 

Explorar como as crenças religiosas moldaram as atitudes das pessoas em relação à natureza e ao meio ambiente ao longo da história, discutindo como interpretações religiosas influenciaram práticas de conservação, uso de recursos naturais e relações com o meio ambiente.

7º ano

Habilidades BNCC

Sugestões de integração

(EF07HI01) Explicar o significado de “modernidade” e suas lógicas de inclusão e exclusão, com base em uma concepção europeia. 

Analisar como a modernidade europeia influenciou as percepções e relações humanas com a natureza, discutindo como as transformações tecnológicas, econômicas e culturais desse período impactaram a sociedade e o meio ambiente locais e globais.

(EF07HI02) Identificar conexões e interações entre as sociedades do Novo Mundo, da Europa, da África e da Ásia no contexto das navegações e indicar a complexidade e as interações que ocorrem nos Oceanos Atlântico, Índico e Pacífico. 

Explorar os impactos das navegações europeias nas sociedades e nos ecossistemas das regiões interligadas pelos oceanos, refletindo sobre as consequências socioambientais dessas interações, como o declínio ou extermínio de populações originárias e o apagamento cultural e científico desses povos, e o avanço da degradação ambiental mundial com a introdução de espécies exóticas invasoras, aumento da demanda de recursos naturais, etc.

(EF07HI03) Identificar aspectos e processos específicos das sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus, com destaque para as formas de organização social e o desenvolvimento de saberes e técnicas 

Investigar como essas sociedades desenvolveram práticas sustentáveis de uso dos recursos naturais e conservação ambiental, ressaltando os conhecimentos tradicionais sobre agricultura, medicina natural e manejo de ecossistemas. Discutir como esses conhecimentos foram transmitidos ao longo das gerações e alguns deles ainda são utilizados na atualidade, enquanto outros foram perdidos devido ao processo de dominação europeia e a partir disso refletir sobre a importância de preservar e valorizar esses saberes ancestrais.

(EF07HI04) Identificar as principais características dos Humanismos e dos Renascimentos e analisar seus significados. 

Explorar como os movimentos humanistas e renascentistas influenciaram a percepção e o uso dos recursos naturais, destacando a valorização da natureza e do conhecimento científico. Discutir como essas correntes de pensamento contribuíram para o surgimento de novas abordagens em relação ao meio ambiente e à conservação da natureza, além de refletir sobre os impactos dessas mudanças de paradigma na sociedade contemporânea. 

(EF07HI05) Identificar e relacionar as vinculações entre as reformas religiosas e os processos culturais e sociais do período moderno na Europa e na América. 

Investigar como as reformas religiosas na Europa influenciaram as percepções e práticas em relação à natureza, analisando como diferentes correntes religiosas abordaram questões ambientais e discutir os impactos dessas visões nas sociedades da época e nas relações com o meio ambiente. Explorar também como essas questões se manifestaram nas Américas durante o período colonial e como influenciaram as interações entre europeus e indígenas. 

(EF07HI06) Comparar as navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI. 

Explorar os impactos ambientais dessas navegações analisando as consequências socioambientais do tráfego dos navios entre áreas distantes, como a introdução de espécies exóticas invasoras, e do contato entre diferentes povos, como a perda de aspectos culturais específicos.

(EF07HI07) Descrever os processos de formação e consolidação das monarquias e suas principais características com vistas à compreensão das razões da centralização política. 

Investigar a relação entre a centralização política das monarquias europeias e o controle da exploração dos recursos naturais. Analisar como esses processos contribuíram para as transformações ambientais, como o desmatamento e a gestão dos recursos naturais, além de discutir os impactos socioambientais dessas políticas na época e suas consequências para o presente.
Exemplo: explorar o enriquecimento de uma região em detrimento de outras.

(EF07HI08) Descrever as formas de organização das sociedades americanas no tempo da conquista com vistas à compreensão dos mecanismos de alianças, confrontos e resistências. 

(EF07HI09) Analisar os diferentes impactos da conquista europeia da América para as populações ameríndias e identificar as formas de resistência.

(EF07HI10) Analisar, com base em documentos históricos, diferentes interpretações sobre as dinâmicas das sociedades americanas no período colonial.

Explorar as formas de organização das sociedades ameríndias antes da dominação, destacando suas práticas de manejo ambiental e sistemas de alianças. Analisar os impactos dessa conquista, incluindo as mudanças socioambientais decorrentes da introdução de novas espécies, alterações no uso da terra e exploração de recursos naturais. Discutir as diferentes formas de resistência adotadas pelas populações indígenas, tanto no contexto socioeconômico quanto ambiental, e seu papel na preservação dos ecossistemas locais.

(EF07HI11) Analisar a formação histórico-geográfica do território da América portuguesa por meio de mapas históricos.

(EF07HI12) Identificar a distribuição territorial da população brasileira em diferentes épocas, considerando a diversidade étnico-racial e étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática). 

Propor aos estudantes relacionar as informações de mapas históricos com as características naturais presentes em mapas específicos, como de hidrografia, relevo e ocorrência de minerais de interesse, e discutir como esses elementos influenciaram a configuração territorial e demográfica do país ao longo do tempo, promovendo reflexões sobre a construção da identidade nacional e as dinâmicas de inclusão e exclusão social. 

(EF07HI13) Caracterizar a ação dos europeus e suas lógicas mercantis visando ao domínio no mundo atlântico.

(EF07HI14) Descrever as dinâmicas comerciais das sociedades americanas e africanas e analisar suas interações com outras sociedades do Ocidente e do Oriente. 

Discutir sobre os impactos da utilização da América na exploração intensiva de recursos naturais para abastecer o mercado mundial, sobretudo a Europa, e sobre os impactos do tráfico de escravizados nas dinâmicas socioeconômicas africanas, incentivando a reflexão sobre o uso de recursos naturais e o comércio e as relações internacionais do passado e do presente.

(EF07HI15) Discutir o conceito de escravidão moderna e suas distinções em relação ao escravismo antigo e à servidão medieval.

(EF07HI16) Analisar os mecanismos e as dinâmicas de comércio de escravizados em suas diferentes fases, identificando os agentes responsáveis pelo tráfico e as regiões e zonas africanas de procedência dos escravizados. 

Destacar os impactos socioeconômicos, culturais e ambientais da escravidão em diferentes contextos históricos e geográficos, incentivando uma análise crítica sobre as relações de poder, exploração e resistência envolvidas no comércio de escravos, visando compreender as repercussões desse acontecimento na sociedade atual e na luta por direitos humanos e justiça social. 

(EF07HI17) Discutir as razões da passagem do mercantilismo para o capitalismo. 

Analisar como as práticas mercantilistas, como a busca por recursos naturais e a exploração colonial, contribuíram para o surgimento do capitalismo, destacando as mudanças nas relações de produção, consumo e comércio. Promover reflexões sobre as consequências da expansão capitalista para o meio ambiente, incluindo a exploração intensiva de recursos naturais, a degradação ambiental e as desigualdades sociais resultantes do desenvolvimento desigual. Incentivar uma análise crítica das dinâmicas econômicas e ambientais do capitalismo, visando promover a conscientização sobre os desafios e oportunidades para a construção de um modelo econômico mais sustentável e equitativo.

8º ano

Habilidades BNCC

Sugestões de integração

(EF08HI01) Identificar os principais aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo e discutir a relação entre eles e a organização do mundo contemporâneo. 

(EF08HI02) Identificar as particularidades político-sociais da Inglaterra do século XVII e analisar os desdobramentos posteriores à Revolução Gloriosa.

Analisar como as ideias iluministas e liberais influenciaram a concepção de progresso e desenvolvimento, incentivando reflexões sobre os desafios socioambientais enfrentados pela sociedade contemporânea, como as desigualdades socioeconômicas, a degradação ambiental e a busca por alternativas sustentáveis de organização social e econômica. 

(EF08HI03) Analisar os impactos da Revolução Industrial na produção e circulação de povos, produtos e culturas. 

Investigar os impactos ambientais da Revolução Industrial, destacando a intensificação da exploração de recursos naturais, a poluição atmosférica e hídrica e as transformações nos ecossistemas, refletindo sobre as consequências socioambientais da industrialização e discutir alternativas para uma produção mais sustentável e equitativa. 

(EF08HI04) Identificar e relacionar os processos da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo. 

Analisar as mudanças políticas, sociais e econômicas decorrentes da Revolução Francesa, incluindo os debates sobre direitos humanos, cidadania e igualdade e refletindo sobre a importância da participação popular e do engajamento político para a construção de uma sociedade mais justa e ambientalmente mais equilibrada. 

(EF08HI05) Explicar os movimentos e as rebeliões da América portuguesa, articulando as temáticas locais e suas interfaces com processos ocorridos na Europa e nas Américas. 

Ao apresentar os contextos históricos e socioeconômicos que levaram a esses movimentos de contestação e rebelião, pode-se incentivar a análise mais profunda das desigualdades e injustiças sociais existentes na sociedade colonial brasileira, incluindo questões como exploração econômica, concentração de terras, falta de oportunidades para as classes desfavorecidas e a busca por maior participação política e autonomia, e os reflexos disso na sociedade atual.

(EF08HI07) Identificar e contextualizar as especificidades dos diversos processos de independência nas Américas, seus aspectos populacionais e suas conformações territoriais.

(EF08HI08) Conhecer o ideário dos líderes dos movimentos independentistas e seu papel nas revoluções que levaram à independência das colônias hispano-americanas.

(EF08HI11) Identificar e explicar os protagonismos e a atuação de diferentes grupos sociais e étnicos nas lutas de independência no Brasil, na América espanhola e no Haiti.

(EF08HI13) Analisar o processo de independência em diferentes países latino-americanos e comparar as formas de governo neles adotadas. 

Discutir as condições políticas e socioeconômicas que levaram aos processos de independência na América Latina, explorando como as desigualdades sociais, a exploração colonial, as demandas por autonomia e as ideias de liberdade e igualdade motivaram as lutas pela independência.

(EF08HI12) Caracterizar a organização política e social no Brasil desde a chegada da Corte portuguesa, em 1808, até 1822 e seus desdobramentos para a história política brasileira.

Explorar as transformações, como a abertura dos portos, a criação de instituições culturais e políticas, e discutir seus impactos nos aspectos socioambientais do país.

(EF08HI14) Discutir a noção da tutela dos grupos indígenas e a participação dos negros na sociedade brasileira do final do período colonial, identificando permanências na forma de preconceitos, estereótipos e violências sobre as populações indígenas e negras no Brasil e nas Américas. 

Destacar como esses grupos foram marginalizados e subjugados, sofrendo com o preconceito, estereótipos e violências que impactam as condições de vida dessa parte da população nos dias atuais e a relação disso com os problemas ambientais.

Exemplo

Apresentar o conceito de racismo ambiental,  exemplificando como ele se manifesta nas disparidades de acesso a recursos naturais, exposição a poluentes e desigualdades socioambientais, evidenciando as injustiças ambientais enfrentadas por esses grupos. 

Sugestão de leitura: Racismo ambiental - oficina colaborativa, Ingriddy Moreira e Fábio Rodrigues / Repositório UFOP

(EF08HI18) Identificar as questões internas e externas sobre a atuação do Brasil na Guerra do Paraguai e discutir diferentes versões sobre o conflito. 

Ao explorar as motivações que levaram ao conflito em questão, destacar como o interesse por recursos naturais é um fator chave na política desde os primórdios da humanidade até os tempos atuais.

(EF08HI19) Formular questionamentos sobre o legado da escravidão nas Américas, com base na seleção e consulta de fontes de diferentes naturezas.

(EF08HI20) Identificar e relacionar aspectos das estruturas sociais da atualidade com os legados da escravidão no Brasil e discutir a importância de ações afirmativas. 

(EF08HI21) Identificar e analisar as políticas oficiais com relação ao indígena durante o Império. 

Discutir sobre como a escravidão moldou as sociedades americanas e como suas reverberações ainda são sentidas nos dias de hoje, especialmente no contexto brasileiro, refletindo sobre as desigualdades e injustiças persistentes que resultaram desse sistema e como elas se relacionam aos problemas ambientais que afetam sobretudo as comunidades mais vulneráveis. Discutir ainda a respeito do papel das políticas públicas e das ações individuais na promoção de mudanças positivas para enfrentar os desafios contemporâneos decorrentes da escravidão.

Exemplo

Apresentar o conceito de racismo ambiental,  exemplificando como ele se manifesta nas disparidades de acesso a recursos naturais, exposição a poluentes e desigualdades socioambientais, evidenciando as injustiças ambientais enfrentadas por esses grupos. 

Sugestão de leitura: Racismo ambiental - oficina colaborativa, Ingriddy Moreira e Fábio Rodrigues / Repositório UFOP

(EF08HI23) Estabelecer relações causais entre as ideologias raciais e o determinismo no contexto do imperialismo europeu e seus impactos na África e na Ásia. 

(EF08HI26) Identificar e contextualizar o protagonismo das populações locais na resistência ao imperialismo na África e Ásia. 

(EF08HI27) Identificar as tensões e os significados dos discursos civilizatórios, avaliando seus impactos negativos para os povos indígenas originários e as populações negras nas Américas. 

Destacar que as ideologias raciais afetaram não só as relações sociais, como também o ambiente, já que justificaram e contribuíram para a destruição de conhecimentos tradicionais de diversas populações que atualmente sabe-se que apresentam fortes conexões com a natureza. Refletir ainda a respeito da relação entre essas ideologias no passado e as comunidades marginalizadas no presente, que podem ser percebidas como os que mais sofrem com impactos da degradação ambiental. 

Exemplo: explorar o conceito de racismo ambiental,  incluindo as injustiças ambientais enfrentadas por esses grupos nas discussões.

Sugestão de leitura: Racismo ambiental - oficina colaborativa, Ingriddy Moreira e Fábio Rodrigues / Repositório UFOP

​​

(EF08HI24) Reconhecer os principais produtos, utilizados pelos europeus, procedentes do continente africano durante o imperialismo e analisar os impactos sobre as comunidades locais na forma de organização e exploração econômica.

Refletir sobre como a exploração econômica desses recursos afetou não apenas a economia, mas também a organização social e a vida cotidiana das populações africanas, contribuindo para desequilíbrios e conflitos socioambientais.

(EF08HI25) Caracterizar e contextualizar aspectos das relações entre os Estados Unidos da América e a América Latina no século XIX. 

Explorar como essas relações foram moldadas por interesses políticos e econômicos, refletindo sobre os impactos dessas relações no desenvolvimento dos países latino-americanos, nas dinâmicas sociais e na degradação ambiental.

exemplo: exploração intensiva de matéria prima para exportação

9º ano

Habilidades BNCC

Sugestões de integração

(EF09HI01) Descrever e contextualizar os principais aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos da emergência da República no Brasil. 

(EF09HI02) Caracterizar e compreender os ciclos da história republicana, identificando particularidades da história local e regional até 1954. 

Refletir sobre como as mudanças políticas impactaram a relação entre sociedade e meio ambiente, analisando as transformações ambientais associadas ao desenvolvimento econômico e político do país nesse período.

(EF09HI03) Identificar os mecanismos de inserção dos negros na sociedade brasileira pós-abolição e avaliar os seus resultados. 

(EF09HI04) Discutir a importância da participação da população negra na formação econômica, política e social do Brasil. 

Avaliar a inserção dos negros na sociedade brasileira pós-abolição, considerando os impactos socioambientais das políticas de exclusão e segregação racial e discutir o papel da população negra na construção da sociedade brasileira até os dias atuais.

(EF09HI05) Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos na região em que vive. 

Analisar os impactos socioambientais dos processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira, considerando especialmente as desigualdades regionais, sociais e ambientais. 

(EF09HI06) Identificar e discutir o papel do trabalhismo como força política, social e cultural no Brasil, em diferentes escalas (nacional, regional, cidade, comunidade). 

Refletir sobre a influência das relações de trabalho e poder nas questões sociais e ambientais, como qualidade de vida e bem estar, poluição, etc.

(EF09HI07) Identificar e explicar, em meio a lógicas de inclusão e exclusão, as pautas dos povos indígenas, no contexto republicano (até 1964), e das populações afrodescendentes.

(EF09HI08) Identificar as transformações ocorridas no debate sobre as questões da diversidade no Brasil durante o século XX e compreender o significado das mudanças de abordagem em relação ao tema.

Analisar como esses grupos foram historicamente diminuídos e como as mudanças de abordagem em relação isso podem impactar na justiça socioambiental e reconhecimento de direitos territoriais e culturais. 

(EF09HI10) Identificar e relacionar as dinâmicas do capitalismo e suas crises, os grandes conflitos mundiais e os conflitos vivenciados na Europa.

(EF09HI11) Identificar as especificidades e os desdobramentos mundiais da Revolução Russa e seu significado histórico.

(EF09HI12) Analisar a crise capitalista de 1929 e seus desdobramentos em relação à economia global. 

Analisar como esses elementos se relacionam e influenciam as transformações sociais, políticas e econômicas e como esses modelos e a interação entre eles impactou e continua impactando o meio ambiente.

(EF09HI14) Caracterizar e discutir as dinâmicas do colonialismo no continente africano e asiático e as lógicas de resistência das populações locais diante das questões internacionais. 

Refletir sobre os impactos socioambientais do colonialismo, como o apagamento cultural, a exploração intensiva de recursos naturais, entre outros.

(EF09HI15) Discutir as motivações que levaram à criação da Organização das Nações Unidas (ONU) no contexto do pós-guerra e os propósitos dessa organização.

(EF09HI16) Relacionar a Carta dos Direitos Humanos ao processo de afirmação dos direitos fundamentais e de defesa da dignidade humana, valorizando as instituições voltadas para a defesa desses direitos e para a identificação dos agentes responsáveis por sua violação. 

Refletir sobre a importância dos direitos humanos para a qualidade de vida e como isso influencia na proteção ambiental, destacando o papel das instituições internacionais na garantia do cumprimento dos acordos.

(EF09HI17) Identificar e analisar processos sociais, econômicos, culturais e políticos do Brasil a partir de 1946.

(EF09HI18) Descrever e analisar as relações entre as transformações urbanas e seus impactos na cultura brasileira entre 1946 e 1964 e na produção das desigualdades regionais e sociais. 

Abordar como o governo abordou questões relacionadas à qualidade de vida da população e à preservação do meio ambiente durante esse período, destacando a influencia da busca ao desenvolvimento no padrão europeu, em detrimento da preocupação com a sustentabilidade ecológica e social. 

(EF09HI19) Identificar e compreender o processo que resultou na ditadura civil-militar no Brasil e discutir a emergência de questões relacionadas à memória e à justiça sobre os casos de violação dos direitos humanos.

(EF09HI20) Discutir os processos de resistência e as propostas de reorganização da sociedade brasileira durante a ditadura civil-militar.

(EF09HI21) Identificar e relacionar as demandas indígenas e quilombolas como forma de contestação ao modelo desenvolvimentista da ditadura. 

(EF09HI22) Discutir o papel da mobilização da sociedade brasileira do final do período ditatorial até a Constituição de 1988. 

Analisar os impactos socioambientais das políticas desenvolvimentistas adotadas nesse período e como tais políticas contribuíram para a degradação ambiental e a desigualdade social, refletindo sobre como movimentos sociais se articularam para combater o modelo desenvolvimentista adotado.

(EF09HI23) Identificar direitos civis, políticos e sociais expressos na Constituição de 1988 e relacioná-los à noção de cidadania e ao pacto da sociedade brasileira de combate a diversas formas de preconceito, como o racismo.

(EF09HI24) Analisar as transformações políticas, econômicas, sociais e culturais de 1989 aos dias atuais, identificando questões prioritárias para a promoção da cidadania e dos valores democráticos.

(EF09HI25) Relacionar as transformações da sociedade brasileira aos protagonismos da sociedade civil após 1989.

(EF09HI26) Discutir e analisar as causas da violência contra populações marginalizadas (negros, indígenas, mulheres, homossexuais, camponeses, pobres etc.) com vistas à tomada de consciência e à construção de uma cultura de paz, empatia e respeito às pessoas.

Analisar a correlação entre a busca por justiça social e a preservação do equilíbrio ambiental, destacando a relevância das políticas públicas na promoção desses objetivos. Refletir sobre como as políticas falhas marginalizam e prejudicam comunidades historicamente desfavorecidas.

(EF09HI27) Relacionar aspectos das mudanças econômicas, culturais e sociais ocorridas no Brasil a partir da década de 1990 ao papel do País no cenário internacional na era da globalização. 

(EF09HI32) Analisar mudanças e permanências associadas ao processo de globalização, considerando os argumentos dos movimentos críticos às políticas globais. 

Refletir sobre como essas transformações e a globalização têm influenciado as políticas ambientais do Brasil e no mundo.

(EF09HI28) Identificar e analisar aspectos da Guerra Fria, seus principais conflitos e as tensões geopolíticas no interior dos blocos liderados por soviéticos e estadunidenses. 

Refletir sobre a influencia das tensões nas relações internacionais e as políticas ambientais adotadas pelos países envolvidos, considerando o contexto de competição ideológica e militar e seus impactos na conservação ambiental. 

(EF09HI30) Comparar as características dos regimes ditatoriais latino-americanos, com especial atenção para a censura política, a opressão e o uso da força, bem como para as reformas econômicas e sociais e seus impactos. 

Refletir sobre como esses regimes autoritários afetaram as políticas ambientais e os direitos humanos, considerando as consequências socioambientais de suas políticas repressivas e exploratórias.

(EF09HI31) Descrever e avaliar os processos de descolonização na África e na Ásia. 

Analisar como as políticas coloniais influenciaram a relação das populações locais com o meio ambiente e como a descolonização trouxe desafios para os países recém-independentes gerirem seus recursos naturais e promoverem o bem-estar das comunidades.

(EF09HI33) Analisar as transformações nas relações políticas locais e globais geradas pelo desenvolvimento das tecnologias digitais de informação e comunicação. 

Analisar a influência dessas tecnologias para a qualidade de vida e o ambiental, destacando o potencial positivo do avanço na comunicação e também os impactos desse avanço tecnológico no meio ambiente, discutindo possíveis soluções para esse problema.

(EF09HI35) Analisar os aspectos relacionados ao fenômeno do terrorismo na contemporaneidade, incluindo os movimentos migratórios e os choques entre diferentes grupos e culturas.

(EF09HI36) Identificar e discutir as diversidades identitárias e seus significados históricos no início do século XXI, combatendo qualquer forma de preconceito e violência. 

Discutir as causas e motivações do terrorismo, bem como os impactos ambientais que podem resultar desses acontecimentos, destacando a importância das relações internacionais pacíficas que valorizem a diversidade.

bottom of page